Vacina da gripe auxilia no combate à Covid-19 no Brasil.
Desde o ano passado o Ministério da Saúde (MS) vem ressaltando a importância da vacina contra a gripe para reforçar o sistema imunológico de grupos prioritários durante a pandemia da Covid-19, evitando uma nova epidemia e a sobrecarga do sistema de saúde brasileiro.
A recomendação é que a imunização contra a gripe seja disponibilizada para todas as pessoas acima de 6 meses de idade, em todo o planeta.
Na rede pública, ela contemple os seguintes grupos populacionais:
- Pessoas acima de 60 anos;
- Pacientes que realizaram transplante;
- Adultos e crianças acima de 6 meses de idade que sofrem de doenças crônicas, como insuficiência renal, diabetes tipo 1, cirrose hepática e hemoglobinopatias;
- Adultos e crianças acima de 6 meses de idade que são imunocomprometidos ou HIV-positivos;
- Profissionais da área de saúde e familiares que têm contato com os pacientes descritos acima.
Para crianças que têm entre 6 meses e 8 anos de idade, a imunização ocorre em duas doses primárias com um intervalo mensal, depois a revacinação é anual. A partir dos 9 anos de idade a dose passa a ser única.
O calendário de vacinação em 2021 deve ser dividido em três fases nas redes públicas
O calendário de vacinação contra a gripe em 2021 deve ser dividido em três fases e, como a imunização contra a Covid-19 está em andamento, há a possibilidade de se estender até agosto nas redes públicas.
Confira quem pode tomar a vacina da gripe em cada fase abaixo:
- Primeira fase: idosos a partir dos 60 anos de idade e profissionais da saúde;
- Segunda fase: portadores de doenças crônicas não transmissíveis (necessário a apresentação de prescrição médica no ato da vacinação), pessoas que possuem condições clínicas especiais, profissionais das forças de segurança e salvamento, adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos sob medidas socioeducativas, caminhoneiros e motoristas, população carcerária, e povos indígenas;
- Terceira fase: crianças entre 6 meses e 6 anos, grávidas, mães no período pós-parto, pessoas com deficiência, professores da rede pública ou privada, e pessoas entre 55 e 59 anos.
Essa divisão por fases é uma estratégia do Ministério da Saúde para evitar aglomerações nos postos de saúde durante a pandemia de Covid-19 que, apesar de seu plano de vacinação já estar em andamento, continua deixando os hospitais sobrecarregados.
Se você não faz parte dos grupos contemplados pela rede pública, entre em contato com a Imunitá, uma clínica de imunização e vacinação que atende todos os públicos, sem restrições.
A vacina contra a gripe auxilia no combate à Covid-19 ao fortalecer o sistema imunológico da população
Inicialmente, os sintomas de uma gripe comum e da Covid-19 são semelhantes. Porém, ao ser imunizado contra o vírus Influenza, as pessoas:
- Têm seu sistema imunológico reforçado porque a vacina de gripe tem 60% a 70% de eficiência e evita que o paciente contraia ambos os vírus ao mesmo tempo;
- Simplifica, aos médicos, a realização do diagnóstico da Covid-19 ao saberem que o paciente foi imunizado contra o vírus Influenza;
- A vacina contra a gripe evita uma nova epidemia durante a pandemia da Covid-19 no Brasil, o que pode sobrecarregar os hospitais e os sistemas de saúde.
A Covid-19 já levou mais de 2 milhões de pessoas à óbito no mundo, então, além de ser importante se imunizar contra o vírus SARS-CoV-2, é igualmente importante tomar a vacina da gripe para fortalecer o sistema imunológico e auxiliar no combate à pandemia, principalmente para grupos prioritários.
Vacinação nas empresas protege os funcionários e reduz as faltas no trabalho
O Journal of the American Medical Association já mostrou que as faltas no trabalho são reduzidas em 32% quando os funcionários são vacinados, especialmente próximo à época do inverno, que é quando ocorre a maior circulação do vírus entre a população e, consequentemente, a contaminação dos funcionários.
Quando as empresas realizam campanhas internas de imunização, além de ser favorável em relação ao custo-benefício da equipe, aumenta a produtividade dos funcionários, sendo possível economizar até US$ 46,80 por pessoa imunizada, segundo a New England Journal of Medicine.
Portanto, para empresas que buscam combater o absenteísmo na organização e aumentar a performance do negócio ao ter funcionários saudáveis e vacinados, é aconselhável implementar uma campanha de imunização para a equipe, e você pode contar com o auxílio da Imunitá para isso!
Reações da vacina da gripe são leves e desaparecem em 48 horas
A vacina contra a gripe pode levar a algumas reações leves que desaparecem em 48 horas. São elas:
- 15% a 20% das pessoas vacinadas relatam que o local da aplicação fica dolorido, apresenta inchaço, vermelhidão e febre leve, mas são reações comuns, principalmente em crianças pequenas;
- 1% a 2% relatam manifestações sistêmicas benignas e breves, iniciando entre 6 a 12 horas após a aplicação do imunizante e persistindo por até dois dias.
Para combater essas reações, uma opção é fazer compressas frias e, em casos mais intensos, aliviar a dor através de medicações recomendadas pelo médico.
Como toda vacina, há contraindicações e cuidados que devem ser tomados:
- Se a pessoa possui alergia grave a composição da vacina, deve ficar sob observação pelos próximos 30 minutos após a vacina e sempre optar por um ambiente preparado para o caso de reações anafiláticas;
- A pessoas devem passar por uma avaliação médica criteriosa dentro de 6 semanas após a dose do imunizante caso haja histórico de síndrome de Guillain-Barré (SGB);
- Buscar orientação médica em caso de imunodepressão, seja natural ou medicamentosa;
- Se a pessoa apresentar febre, adiar a vacinação até a sua melhora.
Após a vacinação, se a pessoa apresentar febre alta, nariz entupido, dores no corpo ou quaisquer outras reações adversas que persistam por mais de 72 horas, é aconselhável entrar em contato com o local que realizou a aplicação da vacina ou buscar orientação médica. Lembre-se, essas não são reações da vacina e podem indicar outra doença, por isso, as causas precisam ser investigadas.
Locais de vacinação em território brasileiro e valores
Os grupos prioritários têm acesso à vacina trivalente contra a gripe na rede pública, protegendo contra a H1N1, H3N2 e cepa Brisbane do vírus Influenza.
Nos serviços privados o preço da vacina de gripe deve ser consultado na clínica, mas é possível encontrar a tetravalente que, além de proteger contra os vírus citados acima, também protege contra a cepa Phuket do vírus Influenza, sendo a mais indicada para a população, que deve ser vacinada a partir dos 6 meses de idade.
Se você busca a vacina da gripe em Campo Grande, é possível encontrar a tetravalente na clínica de imunização Imunitá. Basta entrar em contato com a nossa matriz pelo número (67) 3056-8800 ou pelo próprio site para encontrar a unidade mais próxima da sua casa.
Diferente das redes públicas, que disponibilizam a vacina da gripe apenas para os grupos prioritários e na ordem divulgada pelo calendário do Ministério da Saúde, a Imunitá tem a vacina para você e para toda a sua família, sem restrições!