Matriz: (67) 3056-8800 / (67) 99162-2432
Comper Itanhangá (67) 99816-5108


Vacina Covid

Vacina Covid-19 está disponível no SUS para Fase I

Vacina CoronaVac tem de 100% de eficiência em casos graves de Covid-19

Desde o início da pandemia, declarada em março de 2020 no Brasil, já houveram mais de 2 milhões de mortes no mundo. Para combater esse número, os grandes laboratórios e farmacêuticas focaram em produzir a vacina contra a Covid-19 para ser distribuída de maneira emergencial.

Atualmente, o Brasil já está disponibilizando a vacina CoronaVac e a vacina de Oxford através do SUS, as quais possuem sua eficiência comprovada após duas doses de aplicação.

O plano de imunização estipulado pelo Ministério da Saúde é dividido em quatro fases, onde grupos populacionais prioritários se encontram nas primeiras etapas de vacinação:

  • Fase I: trabalhadores da área da saúde, população indígena e quilombolas, pessoas com deficiência institucionalizadas e pessoas institucionalizadas com 60 anos ou mais;
  • Fase II: pessoas acima de 60 anos não institucionalizadas;
  • Fase III: pessoas com comorbidades, como doenças renais, crônicas e cardiovasculares;
  • Fase IV: professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população carcerária.

Após as quatro fases, a vacina passa a ser disponibilizada para o resto da população.

Vacina CoronaVac é a escolhida para integrar o plano de imunização do Brasil

A CoronaVac é a vacina aprovada pela Anvisa e escolhida para o plano de imunização brasileiro. É desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica Sinovac Life Science.

Estudos foram realizados acerca dessa vacina e foi constatado que, em profissionais da área de saúde que mais ficam expostos ao vírus, sua eficiência é de, no mínimo, 78%. 

Segundo o governo do estado de São Paulo, através do estudo, também foi observado que a CoronaVac preveniu 100% que houvesse casos mais graves ou moderados da doença.

Em outras palavras, a chance de uma pessoa imunizada contrair gravemente a Covid-19 reduz de 78% a 100% se comparado a alguém que não recebeu a vacina.

O acordo firmado entre o Instituto Butantan e a Sinovac Biotech permite que haja a transferência de tecnologia para o instituto para que o próprio Butantan também produza as doses da vacina.

Vacina de Oxford também integra o plano de imunização brasileiro

Apesar da CoronaVac ser a principal vacina contra a Covid-19 no Brasil, a vacina de Oxford também tem bons resultados e integra o plano de imunização brasileiro, mostrando uma média de 70% de eficácia.

A vacina de Oxford foi criada a partir da parceria da Universidade de Oxford e da farmacêutica anglo-suéca AstraZeneca. 

Enquanto a CoronaVac foi desenvolvida a partir de um vírus inativo que, ao injetado no organismo, estimula a criação de anticorpos, a vacina de Oxford funciona através de um vetor viral, onde outro vírus atua como um vetor com pequena carga do Sars-CoV-2 para estimular a resposta imune do organismo.

Vacina da Pfizer é adotada por grande parte dos países

A vacina da Pfizer é criada a partir da parceria estabelecida entre a farmacêutica Pfizer com a empresa alemã de biotecnologia BioNTech. Essa é uma vacina gênica que estimula o organismo a produzir a proteína do vírus através da aplicação de uma parte do código genético viral do Sars-CoV-2. Uma vez que a proteína é produzida na célula, o sistema imune é alertado e cria anticorpos contra o vírus.

Essa vacina mostrou bons resultados em pesquisas, sendo capaz de proteger mais de 90% das pessoas que contraíram a doença.

A vacina da Pfizer é a mais amplamente adotada, estando presente nos planos de imunização do Reino Unido, União Europeia, América do Norte e Central, e a maior parte da América do Sul e Ásia.

No Brasil, 1.400 voluntários que receberam doses de placebo do teste da vacina receberão duas doses do imunizante da Pfizer de maneira gratuita, como consta no termo de consentimento assinado pelos participantes da pesquisa, estando de acordo com as tratativas realizadas junto ao órgão regulamentador.

Mesmo assim, a vacina da Pfizer, até a atual data, não foi avaliada pela Anvisa e aguarda o processo regulatório de submissão contínua de dados à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, sem solicitação de uso emergencial.

Imunização contra a gripe auxilia na luta contra a Covid-19

Enquanto o plano de vacinação contra a Covid-19 está em andamento, é indicado que todos os grupos populacionais se imunizem contra a gripe, que é capaz de fortalecer o sistema imunológico contra as cepas do vírus influenza em 80%.

Além disso, como os sintomas iniciais da Covid-19 são parecidos com os da gripe, no momento que um indivíduo que apresenta os sintomas dá entrada no pronto-socorro, é mais simples diagnosticar ao saber que está imunizado contra a gripe.

Agora, quando se trata de um grupo populacional mais vulnerável, como os que integram as fases iniciais do plano de imunização brasileiro, se vacinar contra a gripe auxilia o sistema respiratório a não se sobrecarregar ao contrair a Covid-19, assim como o resto do organismo, que não estará tão vulnerável a doença.

Portanto, como a circulação do vírus da influenza é maior no inverno e possui alta taxa de mutação, para quem se vacinou há meses atrás, é aconselhável tomar mais uma dose da vacina, tendo tempo do organismo desenvolver os anticorpos necessários para fortalecer o sistema imunológico.

Também é indicado que as empresas promovam uma campanha de vacinação para prevenir a saúde dos colaboradores e seus familiares, até mesmo os expondo menos ao risco de contrair a Covid-19. Um benefício destas campanhas dentro das organizações é que evita até 60% de faltas no trabalho.

A vacina contra a gripe está disponível na Imunitá. Para entrar em contato basta ligar na matriz e encontrar a unidade mais próxima de você: (67) 3056-8800.

 



Comentários

  1. Mariléa Cordeiro Manvailler disse:

    Bom dia.
    Gostaria de saber, se a vacina de Covid 19, já tem uma previsão quando começará a vacinar na rede particular?
    Aguardo uma posição.
    Obrigada.

    • Anny disse:

      Olá Mariléa! Tudo bem?
      Infelizmente até o momento, não temos previsão do abastecimento da vacina contra o Covid em rede particular.
      Mas assim que tiver a liberação para venda, com certeza iremos adquirir. Você pode nos acompanhar nas redes sociais, onde postaremos qualquer nova informação.


Deixe um Comentário





Enviar Mensagem