Matriz: (67) 3056-8800 / (67) 99162-2432
Comper Itanhangá (67) 99816-5108



Estado de São Paulo vive surto com mais de 20 vítimas da gripe H1N1

A gripe chegou mais cedo este ano em São Paulo e com muitos casos do tipo mais grave, o H1N1. O estado já vive um surto, com mais de 20 mortes.

Com cara de quem acabou de acordar, Lucas sente-se em casa. Na verdade, ele está no hospital. Chegou com uma febre muito alta, de mais de 39 graus. O pai fez o certo: correu para o pronto-socorro e avisou que já tinha tido um caso de gripe H1N1 na escolinha do menino.

“Começaram nos explicar quais seriam os sintomas que aconteceriam caso de fato ele estivesse com esse vírus e infelizmente, todos iam acompanhando: uma coriza, uma tosse, o vômito, que só foi cessado com a medicação, tosse, entre outras coisas”, diz Márcio Miranda, pai do Lucas.

Até o meio de março, no estado de São Paulo já são 157 casos e 23 mortes por complicações respiratórias provocadas pelo H1N1, um dos três subtipos do vírus influenza.

Dessa vez, o que está chamando a atenção dos médicos e das autoridades de saúde é que a circulação do vírus começou mais cedo. Em geral, os surtos ocorrem entre maio e julho, especialmente no sul e sudeste do Brasil, que são as regiões mais frias. Mas, agora, esse ano, o vírus começou a atacar no fim do verão: fevereiro, março.

Ainda não se sabe exatamente porque que é que isso está acontecendo. Mas a hipótese mais provável é que brasileiros que tenham viajado durante as férias para países do hemisfério norte, como Estados Unidos e Canadá, onde o vírus H1N1 continua circulando, tenham trazido o vírus para o país.

A maior parte dos casos aconteceu no interior paulista, na região de São José do Rio Preto. Lá, uma vacinação extra começou essa semana para a população de risco: idosos, crianças pequenas, gestantes e pessoas que têm doenças crônicas. A vacina é a principal maneira de evitar a doença, mas existem outros cuidados.

“Lembrar que o vírus influenza transmite-se basicamente de duas maneiras: através de secreção respiratória, ou seja, tosse e espirro, mas também por contato com objetos, então manter as mãos limpas é muito importante pra que se diminua o risco de contrair a gripe”, destaca o infectologista Marco Aurélio Safadi.

Fonte: Jornal Nacional


Deixe um Comentário





Enviar Mensagem